1| Iniciação ao desenho e elaboração de projectos culturais - Da concepção à implementação
Oficina para gestores e agentes culturais, que visa dar a conhecer as especificidades da elaboração de projectos, desde a concepção da ideia, planificação do projecto, etapas do projecto, formas de implementação e técnicas de avaliação.
● Objectivos :
- Aferir a importância da planificação dos projectos culturais
-Listar e esquematizar as etapas mais siginficativas de um projecto cultural
-Conhecer os conteúdos, formas e modelos de apresentação do projecto
-Estruturar um projecto para equipa e para parceiros de implementação ( comunicação Interna e externa)
-Encontrar ferramentas para captação de públicos e parceiros de implementação
● Conteúdos:
Conceito de projecto cultural
A importância da planificação para o sucesso do projecto e como ferramenta prática e funcional
Fases da elaboração de um projecto : Definição, Produção e Avaliação
O papel do gestor de projecto.
Introdução às relações com parceiros de implementação
A importância da criatividade dos projectos na sociedade contemporânea
● Público-alvo :
- gestores e agentes culturais
- dirigentes associativos
- relações públicas e responsáveis pela organização de eventos empresariais
- estudantes
- profissionais da cultura e das artes
Duração : 16 horas
Participantes : 25
|……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
2 | À conquista de novos públicos…. Novos paradigmas para os agentes culturais
Oficina para profissionais da cultura, agentes culturais, programadores. Debate sobre públicos e os novos paradigmas desta temática.
Como captar públicos e gerar receitas num cenário cada vez mais efectivo de cortes e dificuldades de financiamento. Soluções criativas para a captação de novos públicos. As novas tecnologias como ferramenta.
● Objectivos :
- Distinguir tipologia dos eventos e segmentação de públicos-alvo
-Fazer a análise da envolvente e da concorrência
- Estimular a criatividade na captação de públicos
-Definir estratégias para a captação e envolvimento de públicos
- Encontrar ferramentas para captação de públicos e parceiros de implementação
● Público-alvo :
-gestores e agentes culturais
- dirigentes associativos
- relações publicas e responsáveis pela organização de eventos empresariais
- estudantes
- profissionais da cultura e das artes
● Conteúdos:
Análise e segmentação do público-alvo
Estratégias de comunicação
Análise da concorrência e da envolvente
Marketing mix para a cultura
Criatividade e novas tecnologias como ferramentas para a captação de públicos
Estudos de caso
● Duração : 8 horas (mínimo)
● Participantes : 25
|……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
3| Gestão de eventos
Oficina para agentes culturais, que visa dar a conhecer as especificidades da gestão de eventos. Como organizar, implementar, comunicar e orçamentar um evento.
● Objectivos :
- Aferir o conceito de evento
-Conhecer os vários tipos de eventos
-Planear um evento de acordo com a perspectiva estratégica
-Fases do planeamento de eventos
-Estudar tipos de eventos e segmentação de públicos-alvo
- Adquirir ferramentas para um planeamento estratégico de marketing
● Público-alvo :
-gestores e agentes culturais
- dirigentes associativos
-relações publicas e responsáveis pela organização de eventos empresariais
- estudantes
- profissionais da cultura e das artes
● Conteúdos:
Conceito de evento
Tipos de eventos
Planeamento de eventos
Perspectivas estratégicas
Marketing de eventos
Principais tendências em marketing de eventos
Patrocínio de eventos
Avaliação
Introdução ao protocolo
● Duração : 16 horas
● Participantes : 25
Adequamos a nossa oferta formativa ao vosso espaço e à vossas necessidades.Para mais informações sobre a nossa formação envie-nos um e-mail para metamorfosecultural@gmail.com
Adequamos a nossa oferta formativa ao vosso espaço e à vossas necessidades.Para mais informações sobre a nossa formação envie-nos um e-mail para metamorfosecultural@gmail.com